A Clínica
  Corpo clínico
  Convênios
  Artigos
  Localização
 
 

DERMATOLOGIA ESTÉTICA

TOXINA BOTULINICA

O que é

A toxina botulínica é uma substância protéica purificada produzida a partir da cultura da bactéria Clostridium botulinum, usada na dermatologia para o tratamento das rugas faciais e para transpiração excessiva (hiperidrose). Existem hoje no mercado 4 apresentações aprovadas para uso dermatológico: Botox®, Dysport®, Prosigne® e Xeomin®

Indicações na Dermatologia:

- Tratamento de rugas faciais de expressão: “pés de galinha”, rugas da testa, ruga entre as sobrancelhas
- Elevação do ângulo da boca, da ponta nasal e das sobrancelhas
- Diminuição do sorriso gengival
- Melhora do contorno inferior da face
- Tratamento da transpiração excessiva (hiperidrose) localizada em axilas e mãos

Como funciona

Com o passar dos anos, a mímica facial, leva a formação de rugas na pele. A toxina atua bloqueando os impulsos nervosos para o músculo em que é injetada, impedindo a contração desse músculo. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam devido à diminuição da força que enruga a pele no local, dando uma aparência mais jovem e descansada. Da mesma forma, bloqueia os impulsos nervosos para as glândulas sudoríparas, evitando a sudorese no local.

A aplicação

Ë feita uma avaliação médica, para definir os pontos de aplicação a serem tratados para produzir o efeito indicado e desejado para cada paciente. Antes do procedimento é colocada uma pomada anestésica. A aplicação da toxina é feita através de injeções com microagulhas estéreis, com pequenas doses do produto nos pontos específicos para produzir o efeito desejado.
As aplicações duram cerca de 15 a 30 minutos.

Efeitos colaterais

A toxina botulínica é segura, vem sendo utilizada há mais de 25 anos na neurologia e oftalmologia, e há mais de 10 anos na dermatologia. Nas doses utilizadas para tratamentos estéticos, o risco de intoxicação pela toxina botulínica é mínimo.
No tratamento das rugas faciais, em alguns casos podem ocorrer vermelhidão e pequenos hematomas transitoriamente. Dor de cabeça ou uma leve dor no local podem ocorrer. Em raros casos, pode ocorrer uma queda temporária e reversível da pálpebra. Reações alérgicas ou urticariformes não são comuns.
Na hiperidrose, ao contrário do que ocorre no tratamento cirúrgico, a aplicação de toxina em geral não leva a sudorese compensatória (transpiração em outro local)

Cuidados após a aplicação

O paciente não deve abaixar a cabeça ou deitar durante um período de 4 a 6 horas após a aplicação da toxina. Não pode massagear ou manipular a área tratada por 24 horas e  deve evitar esforços físicos por um período de 24 a 48 horas.

Resultados e Duração

Diminui as réguas de expressão, deixando a aparência jovem e descansada. Os efeitos da toxina se iniciam em 48 a 72 horas após a aplicação, com efeito máximo por volta de quinze dias.
O efeito dura, em média, de 4 a 6 meses, variando em cada indivíduo, quando pode ser novamente aplicado.

Contra-indicações

O tratamento com toxina é contra-indicado para adolescentes, gestantes e mulheres em fase de amamentação. Pacientes com doenças neurológicas, distúrbios musculares e com hipersensibilidade conhecida a algum dos ingredientes da toxina botulínica devem informar ao médico sobre essa condição.

 
 
SGAS 613/614 Sul - Vitrium Centro Médico -  sala 186 - Brasília/DF
Tel.: 61 3242-3000 | 61 3702-9495 | 61 3245-7057
contato@alumadermatologia.com.br